O que é Firewall e qual é a sua importância para as empresas

O que é Firewall e qual é a sua importância para as empresas

Você certamente já viu várias notícias sobre invasões e fraudes, mas talvez o que você não saiba é que o Firewall existe justamente para impossibilitar que isso aconteça. Ele será o responsável por garantir a segurança da rede e evitar situações desagradáveis que comprometam a continuidade do seu negócio.

Se considerarmos a tradução literal do termo, teremos como resultado a expressão “muro de fogo”, porém o seu significado vai um pouco além. Em inglês, as portas de proteção a incêndios também levam o nome de “firewall”, ou seja, representam um alto nível de segurança. Já quando nos referimos à proteção em rede de computadores, a ferramenta tem o objetivo de assegurar que malwares se propaguem e infectem outros dispositivos.

As principais funções de um Firewall

Assim como você fecha as janelas e portas da sua casa para que ninguém entre e roube suas coisas, o Firewall existe para evitar que pessoas invadam a sua privacidade e dados, logo, fecha as entradas do seu computador. Essa proteção é definida com base em pré-determinações programadas para se comportarem de acordo com a preferência de administradores, regras da empresa e responsáveis pela rede.

Basicamente ele vai controlar os dados transferidos, evitando exposição e vazamentos de informações pessoais ou do seu negócio. Portanto ele é capaz de bloquear o acesso de agentes intrusivos, impactando diretamente na segurança de dados.

Nesse software é possível incluir regras e instruções personalizadas considerando o seu ambiente. Isso significa que é possível liberar ou bloquear acesso a sites, gerenciar o balanço e quantidade de banda de internet acessada pelos usuários e também como eles se portam no ambiente dos sistemas da empresa.

Firewall e seus principais tipos

Quando falamos em Firewall, nos referimos a vários tipos, e essas diferenças existem para que eles possam atender as mais diversas demandas, agora vamos ver quais são os principais:

     1.  Firewall de proxy

Esse é um dos primeiros tipos que surgiram, e também é conhecido por ser o mais básico desses mecanismos, atuando para fazer a passagem de uma rede para a outra. Um ponto de grande destaque do servidor proxy é que ele possibilita a inclusão de recursos adicionais, como armazenamento em cache e bloqueio de conexões diretas de fora da rede.

Ao mesmo tempo, existe um aspecto um pouco negativo, que é o risco de afetar a taxa de transferência, apesar disso, essa continua sendo uma opção muito segura, mascarando o endereço do IP dos usuários e selecionando mensagens recebidas.

     2.  Firewall de Inspeção de Estado

Esse tipo de destaca por ter uma filtragem mais completa, e também é conhecido como firewall tradicional, entre suas principais atribuições estão: varredura de status de conexões de redes ativas; determinar quais pacotes serão aceitos e analisar a própria conexão, em vez dos pacotes individualmente.

Sua usabilidade se destaca pelo amplo monitoramento, acompanhando as atividades desde a abertura de uma conexão até o seu fechamento, lembrando que as configurações de filtragem também podem ser estabelecidas considerando as regras do administrador.

     3.  Firewall de Gerenciamento Unificado de Dados – UTM

Essa opção equivale a um grupo de sistemas de segurança, onde o Firewall é apenas um componente e atua para oferecer um ambiente seguro muito mais abrangente, ou seja, possui habilidade de gerenciamento unificado de dados.

Ele é mais completo e complexo se comparado aos que já foram citados, e devido a sua ampla integração, os dispositivos que adotam esse tipo de tecnologia (UTM) se destacam pela fácil usabilidade.

     4.  Firewall de Próxima Geração – NGFW

Esse é o tipo que faz a inspeção mais profunda, por isso também é conhecido como sendo da próxima geração. Ele também tem a capacidade de definir quais usuários podem ou não acessar algum site, concedendo permissões e fazendo o monitoramento das ações dos usuários, tanto externos quanto internos.

E falando especificamente de perigos externos, ele se destaca pela possibilidade de análise de riscos da rede; detecção e proteção a ataques e malwares; reação rápida a ataques e administração simplificada e muito mais prática.

Proteção de redes e benefícios

Independente da sua área de atuação, com certeza você deve lidar com informações pessoais, seja de clientes, pessoas envolvidas no processo e sobre estratégias da empresa, atualmente esses dados são protegidos inclusive pela Lei Geral de Proteção de Dados. E é por isso que você não pode ficar sem um Firewall, pois ele será a barreira entre suas redes internas e externas.

Um Firewall vai trazer mais segurança de rede, garantindo a total integridade dos dados, e ainda proporcionando conectividade de 24hrs por dia, fazendo o gerenciamento por meio de um suporte e monitoramento contínuo.

Além disso, também pode contribuir para melhorar a produtividade. Como já vimos, será possível efetuar configurações de acesso personalizadas, fazendo com que sites indesejados sejam bloqueados, o que impacta diretamente no desvio de foco dos colaboradores.

Mas antes de escolher um deles para a sua empresa, é necessário analisar as opções, e considerar o tamanho da sua operação. Geralmente para microempresas, considerando uma rede de até 30 máquinas, é recomendável o UTM. Já para redes mais desenvolvidas, que exigem um nível de segurança maior, o mais indicado é o NGFW, pois ele permite mais opções de controles e personalização.

Aplicação em software e em hardware

No primeiro caso, Firewalls em software, são os que estão incluídos nos computadores, já uma prática comum dos desenvolvedores de sistemas operacionais, podemos citar como exemplo o Windows Defender. 

Mas apesar de já acompanharem os computadores, para assegurar mais proteção de rede, é necessário mantê-los sempre ativados. Esse tipo de dispositivo foi desenvolvido pensando em usuários comuns, e não é indicado para empresas, pois garante uma segurança básica, apenas para fins domésticos.

É isso que o diferencia do uso de Firewall em hardware, que foi justamente pensado para aplicações em grandes negócios, um mecanismo com um nível mais estratégico de segurança.

Ao contrário do primeiro, esse não está incluso nos computadores, sua aquisição deve ser feita por meio de terceiros, que farão a instalação de equipamentos à rede. Esse processo vai garantir mais segurança, diminuindo o máximo as possibilidades de invasão, deixando as restrições e configurações de restrições ainda mais abrangentes.

Vale ressaltar que é possível combinar as duas funções, e muitos serviços fazem isso hoje em dia. Podemos chamar esse tipo de mecanismo de Appliance.

Reforce ao máximo a sua segurança

Garantir a segurança dos dados que são de responsabilidade da sua empresa hoje é mais do que uma questão de bom senso, pois com a LGPD, essa privacidade é fiscalizada, podendo resultar em graves penalizações caso aconteça algum vazamento.

Considerando essa fiscalização e ainda os ataques e invasões de hackers cada vez mais comuns, até mesmo em arquivos armazenados em nuvem, ter um Firewall de confiança, que preserva e filtra a conexão entre a internet e a rede interna é indispensável. Vivemos um momento de reforçar ao máximo o nível de segurança de suas operações.

Conheça as opções de Firewall que a Techmove oferece como serviço, chamado de Firewall as a Service (FWaaS).

ÚLTIMOS POSTS